quinta-feira, 7 de julho de 2011

Da Sorte: your attitude determines your altitude

Na mesma linha da tagline deste blogue - there are no good project managers...only lucky ones - foi ontem publicado na HBR Blog Network um artigo muito interessante de Anthony Tjan sobre o porquê de algumas pessoas terem toda a sorte enquanto outros não.

Segundo este autor, a resposta assenta numa premissa muito simples, em que sorte tem mais a ver com atitude do que com probabilidades: Being "luckier" in business is fundamentally about having the right LUCKY ATTITUDE. As it turns out, luck is as much about attitude as it is about probability.

Vejamos os três traços identificados como a base para essa atitude sortuda:

1) Humildade
É necessária auto-confiança para alcançar o respeito dos outros mas essa deve ser balanceada com o assumir de que há muito que não sabemos, a humildade. Trata-se de reconhecer as nossas próprias limitações e pontos a melhorar numa atitude de auto-consciência que, sem medo ou vergonha, nos permita progredir e, ao contrário da arrogância, mostrar abertura e proximidade para com os outros.

2) Curiosidade Intelectual
Einstein dizia que não tinha talentos especiais e era apenas apaixonadamente curioso. A curiosidade intelectual surge como uma resposta activa e natural à humildade, já que pessoas humildes estão mais propensas a, sem estigmas, questionar os seus próprios pressupostos e, logo, a querer descobrir cada vez mais. De facto, pessoas intelectualmente curiosas têm um apetite voraz por conhecimento, gostam de ler, explorar novas ideias, são abertas a sugestões e, mais importante que tudo, estão constantemente a fazer perguntas em vez de tentar dar as respostas. E, para a resposta certa, convém fazer a pergunta certa.

3) Optimismo
O optimismo surge como a fonte de energia capaz de promover as mudanças positivas. A sorte protege os audazes mas ajuda ter fé, acreditar que se é capaz, pois só assim se pode ser um inspirado e inspirador agente de mudança.


E ainda, algumas citações inspiradoras:

  • Luck is probability taken personally
  • Luck is when preparation meets opportunity
  • Shallow men believe in luck or in circumstance. Strong men believe in cause and effect — Ralph Waldo Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...