domingo, 26 de junho de 2011

Gestão de Projecto ou Gestão de Projectos?

Tenho-me deparado frequentemente, seja por força de hábito ou desconhecimento, com uma utilização abusiva da expressão "Gestão de Projectos". Inicialmente, na minha inconsciente incompetência e até ter sido sensibilizada para o efeito, também eu utilizava indistintamente aquela expressão, porém, sabendo agora da diferença, faz-me alguma confusão e estranheza verificar como até em meios profissionais alguns colegas a continuam a usar. Importa por isso esclarecer e clarificar: talvez muitos não saibam mas essa expressão - no contexto em que é geralmente utilizada - está incorrecta, sendo aplicável apenas a casos muito concretos.

Assim, a expressão “Gestão de Projectos” como muitas vezes é utilizada refere-se à acção de gerir projectos múltiplos, como aqueles tipicamente integrados nos serviços de outsourcing, e não deve ser confundida com "Gestão de Projecto", ciência quase centenária que se traduz na aplicação de conhecimentos, skills, ferramentas e técnicas para levar a cabo um projecto, e sobre a qual assentam programas de formação ou consultoria.

Exemplos:
- A Gestão de Projecto tem nos últimos anos…
- Estamos no cliente X a fazer gestão dos projectos A e B.

Então, da mesma forma que não dizemos as “construções civis” ou as "matemáticas", devemos ter o cuidado de distinguir a Ciência da prática e o geral do específico, elevando assim à excelência a nossa comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...